domingo, 18 de dezembro de 2011

O que diz a IGREJA CATÓLICA sobre as imagens:

1159 A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível, mas a encarnação do Filho de Deus inaugurou uma nova "economia" das imagens:

Anteriormente Deus, que não tem nem corpo nem uma face, absolutamente não poderia ser representado por uma imagem. Mas agora que ele fez-Se visível em carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem do que vi de Deus. . . e contemplar a glória do Senhor, seu rosto revelado. 27
1160 iconografia cristã expressa em imagens a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra. Imagem e palavra iluminam uns aos outros:

Nós declaramos que preservar intactas todas as tradições escritas e não escritas da Igreja, que foram confiados a nós. Uma destas tradições consiste na produção de obras de arte de representação, que está de acordo com a história da pregação do Evangelho. Para ele confirma que a encarnação da Palavra de Deus era real e não imaginário, e para nosso benefício, bem como, para realidades que ilustram o outro, sem dúvida, refletem um do outro significado. 28
1161 Todos os sinais nas celebrações litúrgicas estão relacionados a Cristo: são como imagens sacras da santa Mãe de Deus e dos santos também. Eles realmente significam Cristo, que é glorificado neles. Manifestam a "nuvem de testemunhas" 29 que continuam a participar da salvação do mundo e para quem estamos unidos, sobretudo nas celebrações sacramentais. Através de seus ícones, é o homem "à imagem de Deus", finalmente transfigurada "à sua imagem", de 30 anos que se revela a nossa fé. Assim também são os anjos, que também são recapitulados em Cristo:

Seguindo o ensinamento divinamente inspirada de nossos santos Padres e da tradição da Igreja Católica (pois sabemos que essa tradição vem do Espírito Santo que habita nela) que justamente define com total certeza e exatidão que, como a figura da preciosa e vivificante imagens cruz, venerável e santo de nosso Senhor e Deus e Salvador Cristo Jesus, Nossa Senhora inviolada, a santa Mãe de Deus e os anjos venerados, todos os santos e os justos, mesmo pintada ou feita de mosaico ou de outra material adequado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, em vasos sagrados e paramentos, paredes e painéis, nas casas e nas ruas. 31
1162 "A beleza das imagens me move a contemplação, como um prado encanta os olhos e sutilmente infunde a alma com a glória de Deus." 32 Da mesma forma, a contemplação dos ícones sagrados, unidos com a meditação sobre a Palavra de Deus eo canto de hinos litúrgicos, entra na harmonia dos sinais da celebração para que o mistério celebrado é impresso na memória do coração e então é expressa na vida nova dos fiéis.
catacumba de santa Priscila
In, Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário